quarta-feira, 8 de junho de 2005

São estas e outras que fazem valer a pena

Uma das coisas das quais tenho orgulho na vida, é de ser comprometida com o meu trabalho. Está certo, que eu possuo várias atividades diferentes, mas em todas elas procuro fazer o melhor possível. Principalmente, desempenhando o papel de educadora. Este éo meu preferido. Eu realmente me importo com os meus alunos, com aquilo que eles precisam saber do mundo lá fora, para conseguirem alcançar seus sonhos. E pra isso, por várias vezes, eu preciso ser exigente e muito firme, pois é uma questão cultural que se reproduz diariamente em todas as escolas e faculdades do Brasil, que o importante é passar de ano, e não adquirir conhecimento. Assim, nas minhas aulas, eu debato, desafio os alunos, faço centenas de indagações,invento trabalhos criativos e laboriosos para que eles executem e aprendam. Isso tudo me acarreta várias coisas, além de muito mais trabalho do que eu teria,se fizesse apenas o que a faculdade exige de mim: dar a aula. Alguns gostam de mim, outros falam mal, mas não dá pra agradar a todo mundo. Eu tenho consciência disso, como também tenho consciência de que eu faço isso com todo amor do mundo, e falo isso sem demagogia, pois eu sei o nome de cada um de meus alunos, os atuais e os antigos, e não são poucos, como conheço as personalidades e habilidades de cada um. Alguns colegas me perguntam se vale a pena tanto desgaste, pois segundo os mesmos, os alunos não nos valorizam. Pode ser que isso ocorra realmente com alguns alunos, ou com a maioria não sei, mas esta semana tive o prazer de escutar de três alunas, que responderam na pesquisa de satisfação que a faculdade faz junto ao discipulado, que eu era a melhor coisa que a faculdade oferecia, e que servia de inspiração, um exemplo a ser seguido. Uma chegou a dizer que quando crescer quer ficar igual a mim. Olha, se eu nunca mais fizer nada certo na minha vida, já fico satisfeita por ter o carinho e o respeito destas pessoas. Meninas, saibam queme fizeram muito feliz, e como eu sempre ressalto durante as aulas, eu sempre aprendo muito com vocês. Obrigada, o coração da tia está quentinho, quentinho.

2 comentários:

Lili Garcia disse...

Olha, se você nunca mais fizer nada certo na vida, eu vou estar aqui torcendo prá você conseguir o que você quiser, seja isso o que for. :)

Anônimo disse...

Falou em aula falou em Rose de São Paulo!
HOje sábado dei aula pra caramba...Amanhã idem...
Quero escrever no blog da Raquel sobre a liberdade...Falta-me liberdade. Qdo paro as aulas caio na lama tal qual escrava do trabalho. Assim! Tanta dedicação..qual será a razão???
Beijão!Rose