sexta-feira, 30 de maio de 2008
Culpa não adianta
Uma amiga queridíssima, tem uma filha que do alto de seus 8 anos de vida proferiu uma das mais sábias sentenças da qual já tive notícia: CULPA NÃO ADIANTA!
Sim, isso foi dito por uma criança de 8 anos. Agora falta os adultos entenderem isso. Se todo mundo compreender isso e desencanar, os analistas vão morrer de fome, coitados!
Sem querer generalizar, mas grande parte dos adultos q procura a análise, é movido por traumas originados por culpa. Culpa por ter feito, culpa por não ter feito, culpa por ter causado, culpa por não ter causado, ou então para achar uma causa ou um culpado para o trauma que atormenta a sua vida.
Quero que fique claro, q não estou menosprezando o trabalho dos psicanalistas, muito menos simplificando, pq tudo q mexe com o ser humano e seus sentimentos, é complexo. Acho inclusive, que todo mundo deveria fazer análise em fases diferentes da vida. Mas que a maioria vai lá pra se livrar da culpa ou descobrir culpados, isso vai!
Eu carrego várias culpas também, só não me deixo escravizar por elas.
Me sinto culpada por não dar a atenção devida aos pais, aos amigos.
Me sinto culpada por não fazer a musculação que salvará o meu joelho, que o médico mandou.
Me sinto culpada por que acabei de devorar um pacote de biscoitos mesmo sabendo que estou acima do peso.
Me sinto culpada pois estou teimando em seguir um caminho inútil, onde seu percurso não resultará em nada na minha vida, apenas em perda de tempo, mas insisto em prosseguir.
Culpa realmente é inútil, vc já fez, agora agüente os resultados. Ficar culpado não vai adiantar ou justificar e muito menos conserta qualquer coisa. O que adianta é movimentar-se pra não errar de novo.
Sim, pq ninguém se culpa por acertar, só pelo erro.
Não seja culpado profissional, daqueles que mergulham de cabeça na culpa, num mar de auto-piedade e comiseração. Que fazem da culpa sua razão de viver, sua desculpa pra se esconder do mundo lá fora. Não faça isso com vc. Afinal, culpa não adianta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Carla San: Eu te amo!
Muito boa, Carlinha! Touché!...
Beijo grande, do
Alvaro
Postar um comentário