quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Carta pra capanhêra Elaine


Oi Carla, eu sou a Elaine, nós nos conhecemos no lançamento do livro da Fal,
lembra? Bem, uma perguntinha básica: quequiagentefaz com os amores im-possíveis?
Beijos para vc.

Oi, lindona!
Claro que lembro de ti. Tá boa? Obrigada pela visita aqui no meu cantinho!

Olha sobre os amores impossíveis, é uma das coisas que movimentam a vida, porque todo mundo tem um amor impossível e não estamos falando somente de relacionamentos, seu amor impossível pode ser um carro, alcançar um manequim 38, um anel de brilhantes, uma viagem pra polinésia francesa... Enfim, cada um tem o seu amor que julga impossível.
Agora, o que fazer com ele?
No meu entender, temos duas possibilidades.
Aliás temos duas possibilidades para qualquer situação, sempre.

Eu tenho um hábito que é traçar rotas de fuga para todas as situações.
Caso o plano A não corra como previsto temos um plano B e um plano C na manga. Rotas de fuga são tudo!
E não me olhe com esta cara de que não se pode planejar a vida cartesianamente, claro! Isso todo mundo sabe, mas é possível sim, planejar minimamente algumas coisas do teu cotidiano, como estabelecer algumas rotinas que irão facilitar a sua vida. Ponto.

E no caso dos amores impossíveis eu tenho como plano A: Torná-los possíveis.
Planejar, estudar, viabilizar e principalmente se esforçar para fazer dar certo, pq muita gente fala que faria tudo pra ter tal coisa e não consegue sequer dar o primeiro passo que é parar pra pensar em como-isso-pode-virar-realidade, afinal é tão mais fácil ficar suspirando e pensando: Ah, seu eu pudesse! Só que na maioria das vezes, vc pode. Mas tem que se mexer pra isso. Mas não será fácil, mas isso já sabemos.

Agora a rota de fuga ou plano B : Se o seu amor impossível, for realmente algo surreal, como casar com o príncipe William, ser amante da Madonna, ou se apossar de algo que já tem dono, ou trazer do passado alguém que já se foi, ou algo como ser presidente dos Estados Unidos, sendo você um imigrante ilegal.

Enfim, coisas megalomaníacas que não dependem só do seu esforço pessoal para serem alcançadas. Estes sim são os amores impossíveis. E pra eles eu sugiro que se criem novos amores para substituí-los. Buscar um outro interesse que possa ocupar seu coração e seu tempo, fazendo-o feliz por estar sendo correspondido, por estar alcançando seus objetivos. Se apenas um novo amor não der conta, busque mais de um, mas com a consciência de que irá conseguir dedicar-se à eles, para que não se crie outras frustrações. Lembre-se que o plano principal da sua vida é ser feliz!

O princípio da rota de fuga, não é desistir do seu sonho no primeiro obstáculo, mas ter bom senso pra buscar um outro sonho que poderá fazê-lo feliz, quando o primeiro passa a representar apenas frustração e dor. Bom senso, flexibilidade e amor próprio. Exercíte-os e verá que os amores impossíveis se transformarão em motores para amores plenamente realizados.

Por mais que saibamos que a vida não tem 'receita de bolo', existem algumas coisas que dão certo pra todo mundo ou quase todo mundo. Então porque não tentar?
Beijoca

8 comentários:

Anna Carolina disse...

Carlinha, flor! Ontem falei sobre esse mesmo assunto com a Juju, e chorei horrores porque ela me disse muito do que está escrito aqui. E agora, choro de novo. Um pouco (mas muito pouco mesmo) pela TPM. O grosso mesmo é por ter idéia do tamanho do medo de ir atrás do que é possível e dar com os burros n'água ... ser humano mais complicado esse que eu sou!
Me tocou fundo, quilida. Vou repensar em todos os meus planos As.
Beijão
Anninha

Anônimo disse...

Carla, que lindo, caiu tudo muito bem, estou ainda digerindo, ainda vou ter muito o que comentar, mas vai ser em doses homeopáticas. Um beijo, obrigada. Elaine

Alvaro disse...

Gostei, Carlinha!
Beijo, do
Alvaro

Anônimo disse...

Xará, amei seu texto! Deixa de lado aquele lugar-comum de que é bonito "sofrer por amor". Se o amor faz sofrer tanto assim, rota de fuga nele. Até porque a vida é curtinha demais da conta...
Aliás, o que mais me encanta no seu blog é esse jeito "para o alto e avante" com que vc encara as situações.
bjus!

Odessa Valadares disse...

Carla, te conheço através da Fal e da Vicky (do Alta Fidelidade). Como Vicky, estou citando uma frase de seu post (sobre tornar os amores possíveis) com os devidos créditos. Por mais absurdo que pareça, era sobre isso que eu falava há duas noites no meu próprio blog.

Elô Maranhão disse...

eu não sei onde nem como deixar comentário em blog, então vou colocar aqui... seu blog é bem legal, interessante de ler... e vc é muuuuuuuuuito mais perua do que eu pensava, e traveca..... haha... não esqueço de vc toda montada no lançamento da fal, tu é um sonho de consumo pra qualquer mulher.... hahaha
elô-TS-PQP

Odessa Valadares disse...

Carlinha, como eu coloquei lá na coluna da direita do blog, eu terminei a faculdade da mui nobre e antiga arte. Da Medicina, bem entendido. Como você pode lido, se teve paciência para tanto, eu não estou nem aí pro título que acompanha a nobre arte, se é que voltarei a exercê-la. Mas ainda entendo o suficiente de cremes e resolvi assumir meu lado fresco. Por que não?

Rogério disse...

Olá moça, como andam as coisas? Sumidos, é verdade, mas a vida e nossas obrigações acabam fazendo com que fiquemos atolados de coisas, como estudos e afins. Eu não sei moça, confesso que li e reli o seu texto tentando digerí-lo, mas aí me veio uma dúvida. Amar e desejar são, no fundo, a mesma coisa?